Votos de casamento: 6 passos para escrever uma mensagem inesquecível

votos de casamento

Os votos de casamento são essenciais na cerimônia e representam um momento único na vida dos noivos, no qual eles declaram o seu amor e fazem promessas um ao outro. Por isso, muitos casais decidem elaborar os próprios votos e surpreender o seu amor com uma declaração inesquecível.

Mas, na hora de escrevê-los, também é comum não saber por onde começar e ficar meio perdido. Para ajudar, montamos este texto com 6 passos para você escrever votos de casamento inesquecíveis para a sua cerimônia!

1. Comece a escrever com antecedência

Para garantir que os votos serão inesquecíveis, é preciso começar a escrevê-los o quanto antes.

Com a proximidade da data do casamento a pressão costuma aumentar e escrever os votos pode se tornar uma tarefa cada vez mais difícil. Por isso, inicie esse processo com antecedência, assim você terá tempo para buscar inspiração com calma e pensar nas melhores palavras.

Faça um planejamento sobre o que pretende falar e monte uma estrutura, por exemplo, você pode começar falando sobre a história de vocês, abordar a importância do companheiro na sua vida, fazer uma declaração de amor e finalizar com as promessas para o futuro. Dessa forma ficará mais fácil redigir o texto.

2. Leia bastante e busque inspiração

Para auxiliar na escrita, busque inspiração lendo textos e votos de outras pessoas. Assim você conseguirá ter ideias sobre o que pode ser falado, estilos de escrita e outros fatores que podem ajudar a desenvolver um texto inesquecível.

Porém, evite transformar os votos em uma mistura de vários textos. Use as ideias para criar algo que seja exclusivo e demonstre a sua personalidade e a sua história.

3. Descubra o seu estilo

Você provavelmente vai encontrar vários modelos e conselhos sobre como devem ser os votos, mas é fundamental descobrir e seguir o seu estilo nesse momento.

Suas palavras devem refletir os seus sentimentos e a sua essência, por isso, veja se combina mais com o estilo romântico, mais descolado, sério ou bem-humorado e escreva o texto de acordo com isso.

Dessa forma, você garantirá a autenticidade e fará com que esse momento seja incrível.

4. Faça anotações sempre que surgir uma ideia

Dificilmente você vai conseguir escrever os votos de uma vez só. Ainda, mesmo após o texto pronto, podem surgir outras ideias em diversas ocasiões, como durante o trabalho, na hora do banho ou quando for dormir.

Por isso, sempre que pensar em algo novo que possa ser utilizado, anote! Use papéis, escreva no celular, salve no e-mail. O importante é garantir que tenha a ideia registrada em algum lugar em caso de esquecimento.

5. Lembre-se de histórias do casal

Por ser algo íntimo e personalizado, é interessante fazer votos que lembrem a história do casal: como se conheceram, os melhores momentos, algum fato engraçado ou marcante. Isso porque relembrar os momentos importantes da trajetória do casal até o casamento costuma despertar grandes emoções.

Você também pode falar sobre os motivos que lhe fizeram se apaixonar, a importância do casamento para vocês, além de fazer as promessas de amor, fundamentais para os votos.

6. Leia em voz alta e faça correções

Após seguir os passos anteriores e escrever os votos, é preciso fazer uma revisão para garantir que está tudo certo com o texto. Leia-o em voz alta para verificar se ele está agradável e se você falou tudo que queria. Se necessário, faça as alterações, correções e revise-o novamente.

Na hora da cerimônia, lembre-se: essa é a hora de se declarar, é normal se emocionar e sentir o nervosismo, por isso, respire fundo e aproveite o momento! Seguindo esses passos, você conseguirá escrever votos incríveis para o seu casamento.

E então, gostou deste post sobre os votos de casamento? Tem outras dicas para compartilhar com a gente? Deixe o seu comentário!

Posts relacionados

Compartilhe!

Lunan Eventos

Cuidando dos mínimos detalhes