Trajes para noivos: conheça os estilos e aprenda a escolher!

Você conhece os principais trajes para noivos? Eles são responsáveis por deixar o homem elegante e muito bem-vestido para o grande dia! Há uma série de opções, cada uma com uma proposta diferente.

Com os estilos distintos de cerimônia existentes, é importante observar a escolha do traje, já que ele deve acompanhar exatamente o clima da festa.

Desde os mais modernos e sofisticados, até os tradicionais, cheios de formalidade, as opções atendem a escolha quanto ao ambiente.

O post a seguir trará os principais estilos de traje para os noivos, falando um pouco mais das peças que o compõem e indicado para qual ocasião eles são mais recomendados. Continue a leitura e confira!

Terno

Uma das opções mais clássicas, o terno é bastante versátil e mantém a linha da formalidade. Em sua interpretação tradicional ele é composto por paletó, calça e colete sobreposto à gravata. A camisa social também entra, em cor diferente do restante das peças.

O terno pode ser usado para diversos tipos de cerimônia, desde as mais tradicionais até aquelas realizadas a céu aberto, de dia. Nesse caso, o colete é dispensado e a gravata passa a ser opcional, em cores tradicionais como preto, azul-marinho e cinza.

Smoking

Elegante, o smoking é uma opção mais formal, para cerimônia noturnas e de gala. Ele também é conhecido como black tie, em uma referência a cor da gravata preta, no estilo borboleta.

Esse traje é composto por um casaco (peça ligeiramente diferente do paletó) e uma calça que seguem a mesma tonalidade, sendo na maioria das vezes preto, e em algumas ocasiões azul-marinho, além de um colete com um decote maior, sobreposto a uma camisa com detalhes em plissado.

Costume

O costume é uma opção mais leve e menos formal que o terno que o terno, mas bem similar. Ele é composto por calça, paletó, camisa e por uma gravata borboleta. O grande diferencial é a ausência do colete, dando um tom mais informal e moderno.

O estilo do costume faz com que ele seja perfeito para casamentos menos tradicionais, à luz do dia, quando há a abertura para um traje mais descontraído. É importante sempre observar o convite.

Nesse modelo, paletó e calça seguem a mesma cor, enquanto a camisa não costuma fugir da cor branca. A gravata pode ter uma cor diferente para estilizar o traje, já que há a abertura para algo mais moderno.

Fraque

O fraque tem uma inspiração britânica e bem elegante, levando a formalidade a um outro nível. Ele é ideal para casamentos diurnos, mas que exijam um nível de formalidade grande, tanto que um dos acessórios tradicionais desse traje é a cartola, que é opcional.

Compõem o fraque um paletó de cor cinza e diferenciado, alongado atrás e com corte triangular na frente, uma calça com risca de giz também cinza, mas em uma tonalidade mais clara e o colete que pode ser cinza ou branco, sobreposto à gravata branca. A camisa também entra, na cor branca!

Meio-fraque

O traje é bem parecido com o fraque tradicional, com algumas adaptações para torná-lo mais leve, mas, ainda assim, elegante e apropriado para ocasiões mais formais. O corte triangular do paletó dá lugar a um quadrado, mais comum, e também a uma cauda menor, ficando abaixo do quadril.

Quanto aos outros detalhes, tudo segue da mesma maneira, tanto para a cor das peças, quanto a presença de todos os elementos vistos no fraque comum.

É importante fazer sempre a escolha mais adequada para o estilo de cerimônia. Isso garantirá elegância na medida certa, transmitindo uma imagem muito boa aos convidados e à noiva.

Gostou de conhecer os principais trajes para noivos? Agora que tal conhecer os principais vestidos de noiva e saber como fazer escolha ideal

Compartilhe!

Lunan Eventos

Cuidando dos mínimos detalhes