Por que amamos todos os detalhes (e você também deveria) de um casamento?

casamento em detalhes

Talvez você não acredite, mas preparar um casamento sem stress é possível. Para tanto, é muito importante começar a organização com antecedência e ter a ajuda do noivo, de familiares e profissionais qualificados. Dessa forma, você distribui as tarefas e não precisa ficar com todo o trabalho nas suas costas.

Para dar uma mãozinha, nós indicamos abaixo um cronograma para você organizar tudo com calma. Confira:

18 a 12 meses

O primeiro passo é fazer um projeto de como você quer que seja seu casamento. Depois disso, planeje seu orçamento para ter uma noção da verba disponível para a produção. Pense em quanto dinheiro você já tem disponível e quanto vai conseguir poupar ao longo do tempo.

Este também é o momento ideal para elaborar uma lista de convidados inicial, para ter noção do porte da festa.

Por fim, considere contratar uma assessoria especializada. Quanto mais cedo você tiver o acompanhamento desses profissionais, mais eficiente e sem stress será a organização da sua festa.

Pesquise o local da cerimônia e da festa e feche o contrato. É importante fazer isso com antecedência para não correr o risco de encontrar o espaço ocupado na data que você e seu noivo definiram. Considere que os meses de outubro, novembro e dezembro são mais concorridos e se essa for sua escolha, a antecedência deve ser ainda maior. O mesmo vale para os sábados – muitos buffets neste momento já não tem mas nenhum sábado nos próximos 12 meses e quando tem algum  é uma emenda de feriado por exemplo. Então é preciso estar atentos.

10 meses antes

Contrate os serviços de decoração, incluindo fornecedores de flores e locação de mobiliário. Além disso, encomende as roupas das daminhas e dos pajens, que devem estar de acordo com o estilo do casamento e com o horário da festa.

A noiva deve procurar por cabeleireiros e maquiadores para cuidar da sua beleza no dia do casamento e fechar contrato. Profissionais de qualidade são mais requisitados e perdem suas datas rapidamente. E lembre-se: datas mais concorridas requerem maior antecedência de contratação.

Além disso, comece a pensar sobre a confecção do seu vestido. Pesquise a maior quantidade de modelos possível para ter uma noção de qual mais agrada.

6 meses antes

Também é essencial começar a planejar sua lua de mel: selecione o destino desejado e pesquise passagens, hospedagens e roteiros para os noivos. Mesmo que não feche esses detalhes agora, é importante ter noção de preços para saber o que é realmente barato.

Escolha os músicos da cerimônia e da festa. Para tanto, faça uma longa pesquisa, peça recomendações e avalie os portfólios de cada um para garantir que está contratando bons profissionais, capazes de encantar sua celebração.

Este também é o momento de enviar o save the date para os convidados, o que é fundamental para aqueles que moram longe, pois assim eles têm a possibilidade de se programar.

A essa altura, você ainda deve selecionar a papelaria do casamento e encomendar os convites.

3 meses antes

Pesquise modelos de alianças e fornecedores para poder encomendar as suas.

Nesta época, o noivo deve planejar os trajes para o grande dia e dar início à confecção. Por fim, escolha e encomende as lembrancinhas para os convidados  e defina as lojas onde vocês pretendem colocar a lista de presentes.

A noiva deve buscar os acessórios que vai utilizar no dia do casamento: joias, sapato e ornamentos para o cabelo. Também é hora de dar entrada nos papéis para o casamento civil, por isso façam uma visita ao cartório e se informem sobre como abrir o processo e quais são os documentos necessários.

1 a 2 meses antes

Com dois meses de antecedência, vocês já podem entregar os convites para todos os convidados. Além disso, verifique as pendências (reuniões com buffet e decoração são comuns neste período) afim de resolvê-las.

Além disso, se quiser fazer um chá de panela ou chá bar, esse é o momento perfeito.

1 a 2 semanas antes

Revise toda a organização para garantir que está tudo nos conformes, faça a última prova no vestido de noiva e os ajustes que forem necessários. Aproveite o momento para se reunir com os amigos e fazer uma despedida de solteira, o que é ótimo para comemorar essa nova etapa e se livrar da tensão pré-casamento! Cuidados de beleza como depilação, corte de cabelo, luzes ou tintura também são bem vindos neste momento.

Gostou de nossas dicas para fazer um casamento sem stress? Agora compartilhe este post com suas amigas no Facebook e em outras redes sociais!

Posts relacionados

Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lunan Eventos

Cuidando dos mínimos detalhes