Músicas para cerimônia de casamento: como escolher?

música para casamento

As músicas têm o poder de deixar tudo simplesmente inesquecível, dando o tom emocional do dia mais feliz da sua vida. Imagine-se no futuro relembrando o momento da sua caminhada até o altar, vendo a felicidade dos convidados e a ansiedade no olhar do noivo.

A escolha das músicas para cerimônia de casamento é um detalhe que precisa de muito cuidado. E se você quer garantir que a sua trilha sonora seja perfeita, veja as dicas que trouxemos.

Verificar se o local do casamento limita a escolha das músicas

Existem locais que não permitem que determinadas músicas sejam tocadas na cerimônia. Algumas igrejas, por exemplo, podem exigir que apenas canções religiosas sejam incluídas na sua lista. Por isso, confira esse detalhe logo que fechar o local.

Listar os pontos musicais da cerimônia

Para definir a trilha sonora do casamento, pense em cada momento que precisará de um fundo musical. Em geral, são tocadas de 7 a 10 canções, dependendo do planejamento da cerimônia. Podemos ajudar listando as marcações mais comuns:

  • entrada de pais e padrinhos;
  • entrada do noivo e mãe;
  • entrada de daminhas, pajens ou floristas;
  • entrada da noiva e pai;
  • entrada das alianças;
  • benção das alianças;
  • cumprimentos;
  • saída de pais e padrinhos;
  • saída dos noivos.

Escolher a trilha sonora ideal para cada momento

Depois de listar as marcações, veja quais são as músicas que combinam com cada uma. A entrada dos padrinhos, por exemplo, dá o tom do início da cerimônia e permite mais liberdade de estilo — você pode escolher tanto clássicos quanto mais alegres.

Na entrada do noivo, vale a pena deixá-lo escolher uma música que represente esse momento. Já quando as crianças entram, trazem um clima de descontração e doçura, dessa forma, você pode escolher canções mais suaves, de gêneros infantis.

Claro que a entrada da noiva é a mais especial, e esse momento, use canções solenes e de grande impacto. A marcha nupcial é a escolha de noivas tradicionais, mas você pode combiná-la com outra canção do seu gosto.

Incluir as músicas que fazem parte da história do casal

Claro que a trilha sonora do amor de vocês não pode faltar nesse dia, não é? Por isso, não deixe de encaixar as composições que aquecem seu coração e arrancam suspiros. Se você achar que a versão original não combina com a cerimônia de casamento, lembre-se que pode conversar com os músicos e considerar arranjos instrumentais, por exemplo.

Pesquisar sobre as músicas mais usadas

Se você é uma noiva que gosta de seguir tendências para se sentir mais segura, pesquise quais foram as músicas mais usadas em cerimônias nos últimos anos.

Se o seu caso é o contrário, ou seja, você não quer escolher músicas muito usadas e cair em clichês, também vale a pena pesquisar e saber quais opções você precisa evitar.

Pegar dicas com a assessoria de casamento

Contratar o serviço de assessoria de casamento é a melhor opção para uma noiva. Ele diminui a pressão e permite que você curta o planejamento do seu casório com mais tranquilidade.

Converse com sua assessora e peça opiniões sobre a escolha das músicas. Além de ter experiência com a lista de outros casamentos, ela tem informações práticas que não podem passar despercebidas — como o tempo de duração de cada entrada na cerimônia, músicas mais adequadas para casa momento da cerimônia etc.

Sabendo escolher as melhores músicas para cerimônia de casamento, você garante que seu dia seja encantador e inesquecível para todos. Depois de ler nossas dicas, você já pode pegar papel e lápis e decidir a trilha sonora do seu grande dia!

Você conhece uma canção perfeita para casamentos? Então, comente para a gente e ajude outras noivas a escolher a música ideal para esse momento tão especial.

Posts relacionados

Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lunan Eventos

Cuidando dos mínimos detalhes