Cronograma de casamento: planeje seu mês a mês para cerimônia!

cronograma de casamento

Deixar os planos para última hora nunca é uma boa ideia quando se trata de planejar um evento desse porte. Imprevistos podem ocorrer e ter tempo disponível para consertar tais situações faz toda a diferença.

Confira o nosso post e aproveite o seu grande dia sem dores de cabeça! Boa leitura!

Como montar um cronograma de casamento?

Agora que você está ciente da importância de um bom planejamento, vamos descobrir o quê — e quando — fazer para ter um casamento perfeito e sem surpresas desagradáveis.

Eu disse sim!

Com o pedido feito e devidamente aceito, deve-se começar a pensar em alguns pontos cruciais para que o cronograma possa ser iniciado, como a escolha do dia. Afinal de contas, não temos como começar uma contagem regressiva sem uma data, certo?

Mesmo que ela ainda não seja definitiva, é importante ter uma estimativa de época (mês ou estação, por exemplo) para que os preparativos comecem. Após a escolha da data, é necessário reservar a igreja (se esse for o seu caso) e o local onde será feita a recepção do casamento. Alguns meses são extremamente disputados e as vagas são limitadas.

Faltam 18 meses!

Com a data escolhida e os locais reservados, é hora de pôr as mãos na massa! Primeiro, é vital que um orçamento seja estipulado. Isso evitará que você fique sem dinheiro no meio do caminho.

A contratação de uma consultoria especializada em casamentos pode ser uma ótima saída. Esse auxílio guiará os noivos em suas escolhas e ajudará na contratação de diversos serviços. Nesta época, comece, também, a se informar sobre os documentos necessários para a cerimônia e deixe tudo pronto!

Faltam 12 meses!

Agora que o orçamento está bem estipulado, precisamos prestar atenção em um dos passos mais importantes de todo o planejamento: a lista de convidados. Cuidado para não esquecer de ninguém, hein? Decida também quem serão as madrinhas e padrinhos.

Além disso, outros trâmites devem ser iniciados nessa época, como a decisão sobre a moradia e a preparação dos documentos necessários para o financiamento, compra ou aluguel da mesma. E não se esqueça do enxoval!

Faltam 10 meses!

Se os preparativos para a lua de mel ainda não começaram, não perca mais tempo! Decida o lugar e providencie as passagens o quanto antes. Atente também para os documentos necessários — alguns lugares são mais burocráticos e necessitam de vistos e/ou vacinas específicas.

Comece também a decidir a decoração e o estilo da sua festa, para que todos os enfeites fiquem prontos até a grande data e para que todo o restante dos serviços sejam guiados a partir de sua escolha.

Caso você tenha escolhido os meses de outubro, novembro e dezembro (meses mais procurados para casamento no Brasil), não já está na hora de fechar o dia da noiva. Profissionais renomados ou que atendem apenas uma noiva por dia ficam com as datas comprometidas com muita antecedência.

Faltam 9 meses!

Embora ainda falte algum tempo, é bacana começar a procurar o vestido. Lembre que várias outras provas ainda serão feitas, então não se preocupe! Não se esqueça de providenciar as alianças, ok?

Se vocês optarem em ter uma banda, isso deve ser definido nesse momento.

Faltam 7 meses!

Para registrar para sempre esse momento inesquecível, é necessário contratar um ótimo serviço de filmagem e fotografia.

Também é o momento de escolher a empresa de convites e o design. Um Save the date deve ser enviado com 6 meses de antecedência para os convidados, para que todos possam se preparar com bastante antecedência.

Faltam 6 meses!

Enviar o Save the date e convidar pais e padrinhos.

Faltam 3 meses!

O grande dia está quase chegando! Agora que a maior parte da burocracia ficou para trás, só restam poucos pontos a serem organizados, como escolher o traje do noivo, organizar o chá de panelas ou chá bar, além disso, é hora de preparar a lista de presentes.

Faltam 2 meses!

Momento da distribuição de todos os convites aos convidados. O ideal é que o último convite já esteja na mão do convidado com 45 dias de antecedência do casamento. Neste momento costuma-se dar início às reuniões finais de decoração, para a escolha dos arranjos florais, buque e detalhes de decoração, bem como a reunião final do buffet para o alinhamento do dia da festa e definição do cardápio.

Falta 1 mês!

Por fim, não deixe de confirmar todos os serviços e garanta que tudo está fluindo como o esperado. Momento de realizar os testes de cabelo e make.

Ao seguir nosso cronograma de casamento, você garantirá que tudo corra com tranquilidade e poderá aproveitar a festa com a certeza de que ela será um sucesso! Aproveite e descubra qual o papel de uma consultoria de casamentos no planejamento de um evento inesquecível!

Se você está começando os preparativos para o casamento, não deixe de ver nosso Ebook Buffet para Casamento: como escolher sem erro

Posts relacionados

Compartilhe!

Lunan Eventos

Cuidando dos mínimos detalhes