5 dicas incríveis de como fazer uma lista de convidados para o casamento

lista de convidadosFazer a lista de convidados para o casamento pode não ser uma tarefa tão simples o quanto parece. É necessário ter jogo de cintura para incluir todas as pessoas que merecem ser chamadas e saber como excluir outras sem ser deselegante.

Vale lembrar que esse deve ser um dos primeiros passos da organização do seu casamento. Afinal, muitas etapas dependem diretamente do número de convidados, como a escolha do local, aluguel de cadeiras e mesas e o buffet, entre tantas outras.

Para fazer sua lista de convidados com tranquilidade, veja as 5 dicas que nós damos abaixo:

1. Defina a quantidade de pessoas

Antes de começar a fazer sua lista, defina a quantidade de pessoas que sua festa deve comportar. Dessa forma, é possível iniciar esse trabalho já conhecendo seus limites e sem medo de ultrapassá-los.

Para definir esse número, o que você deve levar em consideração é principalmente o seu orçamento, tendo em vista que cada convidado representa um gasto a mais com comida, bebida, lembrancinhas e até mesmo decoração. Por isso, se suas verbas estão resumidas, é necessário resumir também o total de pessoas.

Outro aspecto que é preciso ter em mente é o porte da sua festa, adaptando a quantidade ao estilo e ao espaço disponível. Afinal, quem opta por um mini wedding em um espaço intimista deve convidar de 50 a 100 pessoas. Em compensação, uma grande festa em um espaço amplo pode comportar muito mais do que 200.

2. Inicie a lista com os familiares

As primeiras pessoas que você deve colocar na lista são os familiares da noiva e do noivo, começando pelos pais, avós e irmãos. Em seguida, comece a listar os tios, primos e possíveis agregados. Assim se segue uma ordem lógica e garante que não vai esquecer as pessoas mais importantes.

Para facilitar este trabalho, uma dica é separar todas as pessoas em grupos familiares, escolhendo um representante para cada um deles. Dessa forma, você pode colocar somente “Tia Maria” e indicar quantos convites individuais devem ser dados àquele grupo.

3. Escolha os amigos mais próximos

Depois de ter enumerado todos os familiares, é hora de passar para as amizades mais próximas. Inclua nessa lista seus amigos de longa data, principalmente aqueles que estão sempre presentes no seu dia a dia e com quem você sabe que pode contar.

Se não sabe como identificar quem deve entrar nessa etapa, avalie o grau de intimidade que você tem com cada pessoa. Se são somente colegas de trabalho com quem tem pouca aproximação, deixe-os para o final.

4. Deixe os conhecidos para o final

O casamento é um momento muito importante para o casal e a prioridade deve ser dada àquelas pessoas que fazem a diferença na vida dos dois. Por causa disso, indicamos que deixem para incluir os conhecidos distantes no final da lista.

Seguindo esse conselho, é possível comportar primeiramente todas as pessoas que são mais próximas e que não podem ser deixadas de lado. Por fim, se ainda houver espaço, inclua colegas de trabalho e conhecidos que você gostaria de convidar.

5. Separe alguns convites individuais para os pais dos noivos

É muito comum os pais dos noivos sentirem vontade de convidar alguns amigos e isso costuma ser motivo de brigas no momento da organização do casamento. Para evitar esse tipo de contratempo, separe um número específico de individuais para esse fim.

Agora que já sabe os passos que deve seguir para fazer a lista de convidados para o casamento, que tal passar adiante e aprender a montar uma lista de presentes? Não perca tempo e confira agora mesmo as nossas 4 dicas imperdíveis.

Posts relacionados

Compartilhe!

Lunan Eventos

Cuidando dos mínimos detalhes